Por que devo aprender a fazer meu Personal Branding?
Talvez você já tenha ouvido falar desta expressão Personal Branding e nunca tenha tido curiosidade para entender para que serve este termo que tem estado em voga mais recentemente.
Será um modismo, como tantos outros?
Na verdade, não!
O termo surgiu pela 1ª. Vez em 1997, num artigo do Tom Peter chamado “A brand called You”, onde ele despertou sobre a necessidade de cuidarmos da nossa própria marca, além de cuidar da marca da empresa que trabalhamos. Que deveríamos nos comportar como “Head de Marketing de uma marca chamada você”.
Aqui no Brasil o termo ganhou notoriedade graças a um livro, que virou best-seller, de Arthur Bender: “Personal Branding: construindo sua marca pessoal”, muito voltado para profissionais que trabalham em empresas.
Hoje o termo se popularizou, embora grande parte das pessoas ainda não tenha muita clareza do que ele realmente significa e quais benefícios pode trazer para elas.
Também confundem Personal Branding com Imagem Pessoal, Consultoria de Imagem, Marketing Pessoal e com Marca Pessoal. Vamos então acabar com esta confusão agora?
Marca Pessoal é a impressão que você causa nos outros através da experiencia que promove ao entrarem em contato com você. Como você é percebido e como se lembram de você. Por isto é uma memória com significado. Por isto, como disse Jeff Bezos, da Amazon, “Marca pessoal é o falam de você qdo não está na sala.”
Personal Branding é um processo de gestão estratégica e intencional de sua Marca Pessoal. É aprender a gerir sua marca da mesma forma que as grandes empresas fazem a gestão profissional das marcas delas. É marcar intencionalmente as pessoas para que se lembrem de você da forma que você gostaria de ser lembrado. É pilotar sua marca a longo prazo, porque uma marca leva tempo para se formar adequadamente na cabeça das pessoas.
Marketing Pessoal é uma das ferramentas para construção da sua marca, usada no processo de Personal branding. É VOCÊ falando de você. É você se vendendo. Você deve se vender de forma estratégica e inteligente, e na medida certa, para não virar um(a) propagandista chato(a) que só se autoelogia o tempo todo!
Imagem Pessoal é a forma como você se apresenta visualmente. Por isto, é também uma ferramenta de Personal Branding, talvez a mais poderosa! Levamos cerca de 3 segundos para julgar uma pessoa por sua imagem. Ter uma Imagem Pessoal que reflita o seu posicionamento, como quer ser percebido e marcar, é fundamental.
Consultoria de Imagem é um serviço feito pelo profissional de imagem, que usará diversos conceitos e técnicas como coloração pessoal, anatomia do seu corpo, desejo de imagem que o cliente tenha, tudo alinhado ao posicionamento escolhido para que imagem reforce e favoreça o “conteúdo” do cliente.
Na prática, o profissional de Imagem e o de Personal Branding são complementares para o cliente.
Se você acredita que isto é somente para poucos, uma elite, ou que não faz a menor diferença na sua carreira, lamento informar que está completamente desatualizado(a).
Basta olhar para todos que ficam famosos e depois de um certo tempo, aparecem “repaginados” não apenas visualmente, mas também na forma de falar, no conteúdo de suas falas, nos temas que aborda. Isto eleva o “valor” da marca deles, inegavelmente.
Nos meus processos, tenho como diferencial primeiro ampliar o autoconhecimento dos mentorados, para que primeiro se “comprem” antes de se vender. Ensino os fundamentos e não apenas técnicas de como bombar nas redes sociais. Acredito no poder do propósito de uma marca como mola propulsora para impulsionar a carreira, para tornar meus mentorados profissionais desejados no mercado, que conquistem a liberdade de escolher onde e com quem querem trabalhar. Acho muito cruel ficar refém de quem te queira – é ter que aceitar o que vier por falta de opção.
As melhores marcas são as que são reconhecidas, valorizadas e desejadas, por isto são disputadas no mercado e “custam” mais caro. É possível tonar-se um profissional assim, mas para ser sustentável, a entrega tem que ser realmente boa – fake não é sustentável.
O mesmo acontece no mundo corporativo: não basta ser bom, você precisa parecer ser bom. Precisa saber seus pontos fortes, quais benefícios promove na vida de quem te contrata. Sempre menciono nas aulas da minha mentoria, que o xampu que está no supermercado sabe quem ele é, para quem ele serve, quais benefícios entrega e quais são seus ingredientes. E todas estas informações são reforçadas pela embalagem! O preço deve ser quase “dedutível”, já que o valor é “percebido” por estas mensagens que mencionei.
Somente um profissional de Personal Branding consegue ensinar este processo de gestão de marca para alguém, mais ninguém.
Quem aprende a gerir sua marca, conquista um espaço intencional na cabeça e no coração das pessoas.
Aprendi isto ao gerir minha careira por mais de 30 anos no mundo corporativo, e por ter conseguido chegar a cargos de diretoria em quase todas as empresas para as quais trabalhei, por mais de 10 anos.
Portanto, se quiser crescer na carreira e conquistar o tão sonhado reconhecimento e valor que te tragam independência e liberdade, comece a considerar um processo de Personal Branding para você.
Se precisar, conte comigo!
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